quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Famalicão com 20 empresas de excelência

O IAPMEI distingiu, no ano transacto, 1105 empresas com o estatuto PME Excelência, 112 das quais são do distrito de Braga e quase duas dezenas são de Vila Nova de Famalicão.
À semelhança dos anos anteriores, o prémio distingue aquelas empresas que apresentaram melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão no período de um ano, ou seja, são empresas que se evidenciaram pela qualidade dos seus resultados e elevados padrões competitivos, com rácios de solidez financeira e de rendibilidade acima da média nacional, contribuindo para o desenvolvimento e criação de emprego.
O resultado para as empresas deste estatuto PME Excelência são as condições de maior facilidade no acesso ao crédito, melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos ou serviços, facilitação na relação com a banca e a administração pública, e um certificado de qualidade na sua relação com o mercado.
Em conjunto, as PME Excelência geram mais de 37 mil postos de trabalho directos e foram responsáveis por um volume de negócios superior a 4,5 mil milhões de euros no último ano, que correspondeu a uma taxa média de crescimento de 11%.
O comércio e a indústria são os sectores de actividade mais representativos neste grupo de PME Excelência, com 59% do universo; o sector dos serviços aparece com 16% lugar, seguindo-se a construção, com 13% e o turismo, com 8%.
E porque é de números que se fala, o activo líquido global destas 1105 empresas é de 3,6 mil milhões de euros; a autonomia financeira ronda uma média de 52%; e apresentam níveis de rendibilidade dos capitais próprios de 20%, do investimento na ordem dos 10% e das vendas 8% superiores à média. São empresas que viram crescer os seus resultados líquidos, activo e exportações, em 22%, 12% e 18%, respectivamente.
Quanto ao prémio PME Excelência, foi criado pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), mas conta com a parceria de outros organismos como o Turismo de Portugal I.P. e dos principais bancos a operar no mercado, designadamente o Banco Espírito Santo, BPI, Barclays, Caixa Geral de Depósitos, Millennium bcp e o Santander Totta.
A entrega dos prémios já teve lugar, ocorreu no dia 14 de Dezembro, em Santa Maria da Feira, em cerimónia presidida pelo Ministro da Economia, Inovação e do Desenvolvimento, José António Vieira da Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário