segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aguiar e Silva volta a ser premiado. Agora em Lisboa

O professor universitário Vítor Aguiar e Silva venceu o Prémio Jorge de Sena, com o livro "Jorge de Sena e Camões: Trinta Anos de Amor e Melancolia". O prémio é atribuído pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o apoio de um mecenas anónimo, e tem um montante de 5.000 euros. Em 2010 aquele livro, publicado pela Angelus Novus, tinha sido distinguido com o Prémio Nacional de Ensaio Literário Eduardo Prado Coelho, criado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Vítor Aguiar e Silva nasceu em 1939, em Penalva do Castelo, Viseu. Estudou e ensinou na Universidade de Coimbra e foi professor catedrático da Faculdade de Letras. Em 1989 transferiu-se para a Universidade do Minho, onde foi professor catedrático do Instituto de Letras e Ciências Humanas. Na Universidade do Minho fundou e dirigiu o Centro de Estudos Humanísticos e a revista Diacrítica e desempenhou as funções de vice-reitor. Tem-se dedicado ao estudo da Teoria da Literatura e da Literatura Portuguesa do Maneirismo, do Barroco e do Modernismo.
"Para uma interpretação do Classicismo", "Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa", "Teoria da Literatura", "Competência Linguística e Competência Literária: Sobre a possibilidade de uma poética gerativa", "Análise e Metodologias Literárias" e "Camões: Labirintos e Fascínios" (Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários e da Associação Portuguesa de Escritores) contam-se entre as publicações de Vítor Aguiar e Silva.
O Prémio Vergílio Ferreira (2002), o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores (2007) e o Prémio D. Diniz (2009) contam-se entre as distinções que recebeu.
Vítor Aguiar e Silva coordenou a proposta de criação do Instituto Camões, a Comissão Nacional de Língua Portuguesa (CNALP) e foi membro do Conselho Nacional de Cultura.

FONTE: Agência Lusa, 31-01-2011
FOTOGRAFIA: António Freitas (Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão)

Sem comentários:

Enviar um comentário